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Foto do escritorMyrian Mourão

Spin Selling na prática durante uma abordagem

O que evitar?


Cliente revela “dor” e o SDR/vendedor se antecipa e faz um discurso sobre o produto/serviço usando uma afirmação no lugar de uma pergunta.

Exemplo:


SDR/VENDEDOR: com a terceirização da frota você reduz os custos com a manutenção e não precisa se preocupar com a qualificação dos profissionais. Nossos motoristas são especializados em diversos tipos de cargas.


• Como aplicar o Spin?


Oferecendo a solução através da Pergunta de Necessidade de solução:

Exemplo:


CLIENTE: uma dificuldade que tenho é o alto custo com a manutenção dos veículos e contratação de motoristas especializados que também demanda tempo e dinheiro.

SDR/VENDEDOR: Então a sua dificuldade é reduzir os custos com a manutenção e contratações(backtraking). Se você não precisasse se preocupar com os custos da manutenção e contratação e tivesse motoristas treinados e especializados para cada tipo de carga, poderia avaliar a terceirização?


Qual a diferença?


Quando apresentamos o produto/serviço em formato de pergunta fechada “sim-não” após o cliente potencial revelar uma insatisfação estamos persuadindo o lead a validar a solução com um “sim” e o caminho para pedir o agendamento fica mais aberto. É algo que requer treino.

Lembrando que precisamos ter feeling para analisar o nível de consciência da “dor”, pois na maioria das vezes, na prospecção outbound, a tendência é o lead minimizar os problemas ou nem enxergá-los! Neste caso o ideal é usar as perguntas de implicação. Quanto o lead não está consciente dos impactos do problema tem a tendência de usar o “mas” , “as vezes”, etc.


Exemplo de uma frase que um lead falou recentemente em uma prospecção que estou realizando:


“Eu tenho problemas com placas que dão defeito, MAS não é frequente.”


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