Antes de começar a criar estratégias de prospecção, temos que olhar nossos índices de retenção ou de clientes fiéis, pois eles mostram muito sobre a nossa empresa.
Adianta contratar um time de Sdrs para qualificar, abordar e encher o funil se os clientes estão vazando por um "fenda" que você não consegue conter?
Não adianta técnicas de inbound para atrair, softwares de automação se no final das contas o cliente vem e vai, vem e vai .
Esse crescimento de vendas, as comemorações por metas batidas são ilusórias, pois crescimento real é:
•O número de prospecção de novos;
•Retenção dos ativos;
•Muitas vezes o crescimento das vendas com esses atuais (upsell).
Quando esses três índices estão alinhados podemos considerar que a empresa está crescendo.
Existe uma diferença entre o cliente satisfeito e o leal. Qual?
O satisfeito pode trocar de fornecedor se ele tiver algo superior ou que gere valor. Um cliente satisfeito não é um cliente leal.
Já o cliente leal não troca por dois motivos:
1. Ele precisa do seu produto/serviço, as vezes porque não tem opção. (lealdade comportamental).
Exemplo: Um produto exclusivo, um produto difícil de achar ou um preço extremamente competitivo. Mas ele pode deixar de ser leal assim que tiver mais opções.
2. Porque ele consegue medir o ROI, porque ele gosta da marca (lealdade emocional).
Exemplo: Ele é fiel a um produto ou serviço porque essa empresa consegue superar todas as suas necessidades, porque ele tem vantagens/ganhos ou porque existe algum fator emocional relacionado a essa marca/empresa..como o caso de amor do iPhone com seus clientes!
A nossa busca deve ser pela lealdade emocional, aquela que o cliente vai indicar, não vai atender as investidas da concorrência e para isso precisamos ser RELEVANTES para o cliente.
É fato que além do empenho em conseguir novos clientes e da corrida louca por leads, as empresas não podem esquecer que tem um DEPOIS da venda.
Fica a dica!
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