Depois do lançamento do livro Receita Previsível o foco voltou-se para esse profissional.
Mas, por que contratar um SDR?
Bem, para fatiar o processo de vendas no modelo taylorista-fordista, cada profissional fazendo uma parte, o que torna o todo mais produtivo.
Quanto tempo seu time de vendas investe nessa etapa da prospecção, entre ligações, busca de listas, e-mails e afins?
Você não acha que ele poderia se concentrar no que faz de melhor, ou seja, reuniões e fechamentos?
Você quer contratar um ou maios SDRs, fatiar o seu processo de vendas para ter previsibilidade e eficiência?
Ótimo! Mas você precisa de:
1. Entender que o processo vai depender do produto/serviço, do ICP, das personas, do ticket médio, da concorrência, do diferencial competitivo;
2. Ter estrutura e ferramentas para o SDR realizar o trabalho;
3. O SDR trabalha com rotinas, processos. Ele vai abordar por telefone, vai enviar e-mails, fazer follow up. Logo ele tem tarefas diárias e precisa de tempo para cumpri-las;
4. O SDR precisa de metas realizáveis que são construídas baseadas no item 1;
5. Todo esse trabalho precisa ser medido, analisar, aprimorado.
Montar uma estrutura de pré-vendas não se resume a contratar um ou mais SDRs e impor metas.
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