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Foto do escritorMyrian Mourão

Perguntar é uma arte!


É como reger uma orquestra, pois precisamos através das perguntas dar o tom e conduzir a " musica".

Algumas perguntas na abordagens devem ser examinadas com cuidado, pois podem gerar barreiras. Entre elas está a pergunta fechada "sim-não".


Vejam o exemplo:


VENDEDOR: Atualmente vocês estão buscando novos fornecedores?


CLIENTE: Não. Estamos satisfeitos com nosso fornecedor.


Neste exemplo a pergunta fechadas estimula a uma resposta “não” que gera o bloqueio e pode dificultar condução para a solução. Veja como mudamos essa pergunta em nosso curso:


VENDEDOR: Quais os únicos fatores que te fariam buscar novos fornecedores?


CLIENTE: Melhor atendimento e preço. E se tiver atendimento e preço é um motivo para rever os fornecedores.


VENDEDOR: E o que exatamente pode melhorar no atendimento?


Quando incluímos o “únicos fatores” mudamos a percepção negativa da pergunta incentivando o cliente a verbalizar os pontos fracos da concorrência.


Quando se estuda Spin Selling acredita-se que só o fato de fazer perguntas de necessidade (problem) já é positivo, mas não. Quando se faz uma pergunta deve-se analisar quais as possíveis respostas ou quais respostas são favoráveis para conduzir o cliente potencial.


Fica a dica e sucesso!


 

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