PERSONALIZAÇÃO X AUTOMAÇÃO
Não é segredo para todos nós que prospectamos todos os dias que um e -mail personalizado gera muito mais engajamento que os templates genéricos na prospecção de vendas.
Esse dado é descrito em várias pesquisas, é não é de hoje.
Um estudo da Stanfor Business, por exemplo já falava em um aumento de 20% na taxa de abertura só pelo fato de colocarmos o nome do decisor no assunto do e-mail, isso tanto para e-marketing, quanto e-mails que têm como objetivo aquisição de novos clientes, ou seja, prospecção.
Outros estudos como por exemplo da Meetime confirmam essa informação:
Até agora estamos falando de personalização no assunto do e -mail, correto? Personalização para gerar altas taxas de open rate.
Mas nesse assunto a empresa Sales Loft foi bem mais longe, ela garante que personalizar o corpo do e-mail gera o dobro de respostas:
Os compradores de hoje querem - e esperam - se sentir compreendidos e que os profissionais de vendas os tratem como um parceiro, não como uma transação. A personalização do email de vendas ajuda a fazer isso.
É POSSÍVEL AUTOMATIZAR E MESMO ASSIM PERSONALIZAR?
Assim como é fato que a personalização aumenta o engajamento, também é fato que a automação de e-mails na prospecção também veio para ficar, principalmente quando a empresa tem um grande número de leads, pois é inviável em termos de produtividade e tempo escrever no modelo que eu chamo "one to one".
Mas quando se trata de personalizar eu entendo que vai além de colocar uma máscara que irá substituir o nome do decisor. No meu entendimento, colocar o nome do decisor é o mínimo, uma obrigação.
Personalizar é redigir um e-mail que o decisor tenha certeza que foi escrito para ele, mesmo que não tenha sido. E sim, é possível através de algumas ações bem simples:
Separar sua lista de leads por segmentos, cargo ou duas listas separadas: segmentos e cargos;
Entender as características do segmento ou do cargo: principais dificuldades, forças e fraquezas da concorrência, diferencia competitivo da sua empresa/produtos ou serviços;
Cadastrar o lead com todas as informações facilitando o uso de máscaras;
Desenvolver as suas próprias mensagens. Criatividade!
O QUE VEM AI PARA 2021?
Sim, temos alguns possíveis cenários para 2021. Com a adesão ao Home Office definitivamente para alguns segmentos e/ou cargos, é possível aumento considerável no número de mensagens por e-mails.
E o aumento no número de mensagens que um decisor recebe (o que já é grande), indica que temos que nos reinventar.
Não será este o momento propício para refletirmos sobre a massificação de chavões, clichês e aquelas frases de modinha retiradas dos "20 templates de e-mails matadores"?
ANATOMIA DE UMA E-MAIL PERFEITO, SEGUNDO A SALES LOFT
Com certeza a empresa Sales Loft resolveu nocautear a automação de e -mails. Vejam no meu vídeo.
Link do artigo aqui
Eu sou a Myrian Mourão, idealizadora dos cursos-mentorias learning-by-doing de prospecção de vendas e da UP - Universidade de Prospecção. Não comecei ontem, atuo com prospecção de vendas há 20 anos e treino profissionais de vendas em prospecção há 17 anos.
Comentários