Sim, esse artigo é sobre o seu casamento com seu cliente!
Geralmente consideramos o funil de vendas com o término na etapa do fechamento/vendas.
Neste caso, como falei no artigo anterior, desconsideramos o que vem DEPOIS como continuidade das vendas.
E o que vem depois?
Recompra,
renovação de contratos,
renovação de assinaturas, etc., etc.
De qualquer forma, seja em uma vendinha de bairro ou uma mega indústria, venda não acaba quando o seu cliente (satisfeito) compra um produto ou utiliza um serviço.
Esse é o início de um ciclo.
Algumas empresas estão considerando o processo de vendas até o fechamento, mas se formos analisar o ideal seria em um formato de ampulheta.
Temos duas situações bem distintas em um processo de vendas:
•Prospectar - vender - perder - prospectar
•Prospectar - vender - fidelizar - vender - engajar - vender
A prospecção é só o início de um namoro que pode virar compromisso - que te leva ao casamento e por que não um “felizes para sempre”?
Na verdade nenhuma empresa quer ser apenas um “ficante” do seu cliente, ela quer mante-lo fiel..e algumas conseguem!
Voltando ao funil, acredito que o número 2 é mais adequando para quem prospecta não só para comemorar metas batidas, mas para iniciar um longo relacionamento.
Fica a dica, sucesso!
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