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Dicas de prospecção de clientes: Perguntas abertas ou fechadas?

Atualizado: 7 de ago. de 2019

Perguntas abertas ou fechadas? Qual a mais eficiente em vendas?

Não é o fato de ser aberta ou fechada que determina o sucesso na abordagem ou na reunião de vendas, mas se as perguntas qualificam e levantam as necessidades desse cliente potencial!



Um vendedor pode fazer 10 perguntas ABERTAS, porém se todas tiverem o foco somente na QUALIFICAÇÃO, não vai fazer diferença para o sucesso das vendas.


O que são as perguntas de qualificação?


Perguntas de qualificação são aquelas que tentam levantar o perfil de compra da empresa e não as NECESSIDADES implícitas e explicitas do cliente potencial.


Exemplo:


“Que equipamento você usa atualmente?”

“Quantas pessoas usam esse equipamento?”

“Quem decide a compra de equipamentos além de você?”


As perguntas de qualificação, abertas ou fechadas, (tanto faz) não são suficientes para construir a percepção de valor e dos benefícios do produto/serviço. Elas devem ser reduzidas.


Qual tipo de pergunta gera resultados?




Quando comecei a prospectar em 2001, após várias tentativas e fracassos e muitas objeções percebi que perguntas que fazem o cliente falar de problemas, carências ou qualquer dificuldade abrem as portas e reduzem as objeções.


Eu sou a favor de fechar as perguntas de necessidade para direcionar o cliente.

Lembrando que uma pergunta fechada - não aquela que se resume ao " sim x não" - pode fornecer informações sobre a área em que o atual fornecedor está falhando com esse cliente ou destacar seu diferencial competitivo.


Perguntas bem formuladas direcionam o cliente para a venda!

E você? Já parou para pensar que tipo de perguntas está usando para abordar seus clientes potenciais?


Fica a dica e sucesso!


 


Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais.

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