Ontem em um feedback pós curso com um profissional de vendas surgiu a pergunta:
“Como falar de fechamento para o cliente?”
Eu acredito que fechamento é uma consequência, mas também temos que nos conscientizar que chega o momento que o cliente precisa ser conduzido. Muitos acham que deve ser forçada, mas Neil Rackham já comprovou, que forçar agressivamente e usar técnicas convencionais pode ser eficiente para vendas de baixo valor, mas não funciona com vendas complexas e de grande valor.
Os fechamentos forçados que utilizam técnicas específicas ou os famosos gatilhos mentais são mais eficientes no varejo, em alguns serviços ou com determinados produtos.
O velho e bom gatilho mental das escassez ou urgência por exemplo:
"Só tenho essa peça no estoque ."
"Melhor fechar o pedido amanhã porque o valor vai subir essa semana!"
"Últimos dias."
Não pode ser usado em qualquer tipo de vendas!
Esperar o cliente decidir?
É obvio que não se pode deixar tudo solto, esperar essas decisão do cliente, não é mesmo? Não é todo cliente que vai falar:
“Vamos fechar já, me dê logo esse contrato!”
O que pode ser feito?
Primeiro: Sempre ir “amarrando” o passo a passo do funil com o cliente.
Exemplo:
Enviou a proposta? Informe que em 3 dias vai entrar em contato para conversar sobre a mesma. Fez a reunião com decisor ou um grupo de decisores? Informe que ligará em prazo “x” para saber o andamento e se neste período surgiu alguma dúvida.
Use e abuse do backtraking
Fazer um backtraking com o cliente retomando tudo o que foi conversado ao longo do processo é uma maneira de ancorar as preocupações e sentimentos que ele teve no início da abordagem ou da reunião de vendas, quando você fez o levantamento de necessidades e esse cliente potencial se conscientizou da "dor" e da sua solução.
O que ele verbalizou de problemas ou dificuldades durante a prospecção? Como você ofereceu o benefício?
É importante relembrar essa etapa, sempre retomar todos os benefícios que seu projeto/produto/serviço vai trazer. Por fim o fechamento pode ser mais “light” ou mais incisivo:
“Diante de tudo isso que VOCÊ expôs até aqui quanto ás suas dificuldades e expectativas, acredito que quanto mais rápido começarmos, mais rápido sua empresa vai ganhar.”
“Diante de tudo isso, se não existe mais nenhuma dúvida nosso próximo passo é formalizar esse acordo.”
Fica a dica e sucesso!
.Leia Também:
Comments