Quando você quer abordar um cliente potencial no LinkedIN você tem duas opções:
Enviar um InMail ou solicitar a conexão.
Eu particularmente prefiro começar a prospecção com relacionamento e o pedido de conexão, pois considero menos invasivo essa “permissão para entrar”.
Não vou falar do InMail patrocinado, aquele que é disparado em campanhas, mas do InMail das contas premium.
Em termos de estratégia, quais são as vantagens?
Para leads que você não conseguiu o e-mail em nenhum canal;
Pode ser mais assertivo que o cold mail, já que muitas vezes este cai no spam;
Anatomia do InMail
Assunto
O Cold Mail tem um espaço para o assunto é assim como qualquer cold mail, precisa chamar a atenção, ser relevante;
Sobre ele + Sinergia
Comece criando o relacionamento e escrevendo algo que vi no perfil dele ou na página da empresa, um post que curtiu ou comentou. Crie uma conexão, uma sinergia.
Ex.:
“[...] achei muito interessante o seu post sobre X e concordo com a sua visão como gestor...”
“Fulano, eu vi que você curtiu um post sobre (tema) e esse também é um assunto que me interessa porque...”
Proposta de valor
Não escreva textão, não descreva sua linha de produtos e nem faça discursos sobre a sua empresa. Várias pesquisas, como da Waalaxy, por exemplo, indicam que quanto maior o texto menos respostas, menos interação. Você já criou a sinergia nas primeiras linhas, logo fale o seu objetivo, pode usar alguns gatilhos, mas sem prolongar.
Ex,:
“Já que este é um tema relevante para você, e estamos inseridos neste mercado, acho interessante aprofundarmos o relacionamento entre as empresas. Hoje, nossos principais clientes são do seu segmento, como A, B e C.
Call to Action
Se quiser sair do comum, peça a reunião mais sutilmente.
Ex.:
“Quero enviar mais informações, você prefere por e-mail ou whats?”
“Eu quero convidá-lo a conhecer melhor a (empresa). Prefere mais informações antes de uma reunião/demo?” (aqui fica pressuposto que ele vai agendar depois do envio de informações)
“Quero convidá-lo para um bate papo sobre (produto/serviço ou benefício) para juntos entendermos o que ainda pode ser melhorado na (empresa/processos)” (mais descontraído)
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