Em 2021 eu vi o primeiro decisor, um CEO de uma grande Fintech reclamar dos e-mails de prospecção. Isso foi uma sirene no meu ouvido e pensei: “quantos será que pensam como ele?” Hoje isso já virou rotina.
Geralmente pensamos que: “não podemos agradar todos” ou “Decisores sempre vão reclamar das abordagens” ou até “Eu tenho que prospectar”.
Claro, todos nos temos que prospectar, nem todos os decisores são 100% amigáveis e também não agradamos a todos, mas, porém, todavia, eles estão passando uma mensagem que é: HORA DE MUDAR!
Baseado nisso 6 insights (mais alguns) sobre nossos e-mails de prospecção!
1. É tentador optar pela quantidade e não pela qualidade, mas você precisa mirar no alvo antes de atirar. Mirar no alvo é pré-qualificar.
2. Se você estiver entrando em contato com mais de um decisor ou com decisores e influenciadores da mesma empresa, personalize. Eles podem compartilhar as mensagens e ninguém quer ser tratado como apenas mais um na “massa”;
3. Seu cliente potencial sabe que o esforço para você enviar e-mails é mínimo, sabe que você envia muitos iguais para os concorrentes dele. Sabe que vai receber o primeiro, depois o segundo, o terceiro, um quarto e por fim o choroso reclamando que ele não respondeu. Se você quebrar esse padrão, mudar até essa padrão de cadências vai surpreende-lo!
4. Faça um desafio para o seu time de pré-vendas elaborar e-mails com 20% de personalização, que possam ser facilmente editados e faça o teste A/B. Aquele e-mail que tiver melhor resultado ganha um prêmio. Estimule a criatividade do seu time!
5. Sabe a primeira informação que o seu lead vai ver no seu e-mail antes de abrir? O assunto e a primeira frase. O que você acha que vai chamar mais atenção? A frase: “Meu nome é fulano, sou consultor da empresa X e somos especialista em Y..” ou algo personalizado como: “Parabéns por assumir a gerência de TI da X!”
6. Qual parte do meu e-mail devo personalizar? O início, os primeiros 200 caracteres ou as duas primeiras frases. Se você deixar para personalizar após as primeiras frases, talvez seu decisor nem chegue a ler o seu e-mail até o final.
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